Essa é uma dúvida de muita gente.
Como vivemos em uma sociedade onde Saúde Mental ainda é um grande tabu, muitas pessoas têm dificuldade de enxergar a Psiquiatria como uma especialidade médica, como qualquer outra.
A resposta é mais simples do que você imagina.
Precisamos apenas fazer um paralelo com outras especialidades: como saber se você tem um problema cardiológico, dermatológico ou ortopédico?
Primeiro, você percebe que algo no seu corpo não vai bem. Quando isso persiste, você vai a um médico de confiança. Após uma avaliação cuidadosa, o profissional informa se você vai precisar de um tratamento ou não.
Na psiquiatria é exatamente a mesma coisa. Se você tiver enfrentando mudanças de humor, preocupação excessiva, irritabilidade, pensamentos desagradáveis recorrentes dos quais não consegue se livrar, insônia, desânimo intenso, dificuldades de se concentrar etc… e percebe que essas coisas têm atrapalhado sua rotina, seu trabalho ou seus relacionamentos, provavelmente está na hora de procurar ajuda e ser avaliado.
Isso não significa que você sairá da consulta com um diagnóstico e uma lista de remédios para tomar. Pode ser que você esteja apenas passando por um momento de vida difícil, com sobrecarga de trabalho ou até mesmo uma deficiência nutricional. Mas isso é o médico que irá dizer.
Enquanto as pessoas enxergarem o Psiquiatra como um bicho-papão que deixa as “pessoas-loucas-dopadas-e-viciadas”, a decisão de buscar uma avaliação será sempre somente após muito sofrimento e prejuízo. Ou seja, só em último caso e, mesmo assim, escondido né? Ninguém pode saber.
Não precisa ser assim. Procure um profissional da sua confiança. Busque referências sobre a formação dele na internet, existem plataformas específicas pra isso (formação não é número de seguidores no IG, ok? Ok!). Pergunte no seu grupo de whatsapp se alguém conhece algum psiquiatra de confiança. Acredite: mais pessoas do seu círculo de amizade fazem ou já fizeram tratamento psiquiátrico do que você imagina (elas só nunca falaram abertamente sobre isso) e podem indicar o trabalho de algum profissional que tenham gostado.
E aí? Ficou mais claro???
Medo de psiquiatra??? Aqui não!