Bruna Campos
29/01/2021
Dúvidas Frequentes // Psiquiatria

Psiquiatra ou psicólogo: qual profissional procurar?

Pessoas que passam por problemas emocionais ou apresentam sintomas de algum transtorno mental, geralmente são orientadas a buscar ajuda profissional para enfrentar estes momentos difíceis. Aí vem a primeira dúvida: a quem recorrer? Psiquiatra ou psicólogo?

Seja no Instagram ou no mundo offline, as pessoas sempre perguntam sobre a diferença entre estes profissionais. Afinal, o que faz cada um?

Vou tentar RESUMIR as funções de cada um para acabar com as clássicas dúvidas que surgem na hora de procurar um destes profissionais.

Psicólogo

O profissional desta área tem formação em Psicologia e está habilitado para lidar com problemas de ordem psicológica e comportamental. O psicólogo é um profissional não-médico que pode trabalhar com sessões de psicoterapia, orientação psicológica e psicodiagnóstico (testes), dentre outras atividades.

Seu trabalho é fundamental em casos de crises e disfunções do ciclo da vida, como perda de emprego, problemas de ordem profissional, dificuldades de relacionamento, luto ou ansiedade. Também é essencial no tratamento dos transtornos mentais e, quando há indicação de acompanhamento médico, o ideal é que psicólogo e psiquiatra atuem em conjunto. Dificuldades em ultrapassar determinados obstáculos da vida, situações do cotidiano que geram angústia constante, problemas de comportamento e relacionamento consigo e com os outros são sinais sugestivos de que é hora de procurar ajuda de um psicólogo.

O tempo de tratamento será determinado de acordo com as necessidades expostas ao longo das sessões.

 

Psiquiatra

Formado em Medicina e com especialização na área de Psiquiatria, este profissional está capacitado para diagnosticar problemas de ordem mental e somente com ele o tratamento pode ser feito à base de medicamentos. Depressão, Transtornos de Ansiedade, Transtorno de Pânico, Transtorno Bipolar, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e Dependência química são os principais transtornos mentais que levam as pessoas a buscar tratamento psiquiátrico. Na grande maioria das vezes, se faz necessário o tratamento juntamente com o psicoterapeuta.

O psiquiatra está apto a diagnosticar e tratar todos os transtornos mentais – sejam eles leves, moderados ou graves. Ele pode avaliar a necessidade do uso de medicamentos para aliviar os sintomas de um determinado transtorno – como insônia, alteração de humor, falta de apetite. Um dos focos do tratamento com um psiquiatra é melhorar os aspectos funcionais da vida diante de uma determinada doença mental e, depois, tratar de forma gradativa e progressiva o problema.


Como podemos ver, estes profissionais possuem funções complementares, e muitas vezes é preciso um acompanhamento conjunto para se obter os melhores resultados.
 
A ideia deste texto é resumir de forma didática as atribuições de cada um, e não esgotar o tema ou a definição de cada área da Saúde Mental.
 

Um abraço e até o próximo post!